O zabumba, por Vina Lacerda

Oi todo mundo!

Olha só, mais um vídeo bem "pedagógico" falando do zabumba, mostrando uma visão de fora do forró pé-de-serra. Acho interessante mostrar várias abordagens do instrumento, afinal música é uma arte, e acredito que em arte não existe verdade absoluta ou padrões exatos a serem seguidos...tudo varia muito de região para região, de cultura para cultura.
Nesse material, exibido pelo Canal Futura e pela Globo Internacional, o músico Vina Lacerda toca, no começo do vídeo, uma variação do baião criado por Luiz Gonzaga, e, aproximadamente dos 40 segundos até o fim do vídeo, toca o ritmo forró (isso partindo da nomenclatura usada dentro dos padrões do forró pé-de-serra). Mais uma vez a gente vê aí que as nomenclaturas mudam, pois o músico diz que está tocando simplesmente 'baião'. Só para relembrar algo que já comentamos antes, nos registros que Luiz Gonzaga nos deixou, forró é um nome de um gênero musical, e dentro desse gênero temos ritmos como baião,  forró, xote, xaxado, etc.
Se quiser ler mais sobre isso:
http://zabumblog.blogspot.com/2010/09/ritmos-do-forro-pe-de-serra.html

Sobre o Vina Lacerda:
"Natural de Londrina-PR, iniciou seus estudos no Conservatório de MPB de Curitiba integrando a Orquestra à Base de Sopro de 2001 a 2004. Neste grupo teve a oportunidade de trabalhar com Roberto Gnatalli, Itiberê Zwarg, Toninho Ferragutti, Sérgio Albach e Laércio de Freitas. Em 2004 torna-se músico da Orquestra à Base de Corda onde trabalhou ao lado de Dominguinhos, Andréa Ernest Dias, Zé Renato, Maurício Maestro, Pedro Amorim, Joel Nascimento, João Egashira, Cláudio Menandro, Rogério Gulin, Caito Marcondes, Ná Ozetti e Roberto Corrêa."
Leia mais: http://www.myspace.com/vinalacerda

 


Espero que tenham gostado!

INTÉ!

Comentários

Postagens mais visitadas